Páginas

domingo, 29 de junho de 2014

Paris vaut bien une messe

"Paris bem vale uma missa"

Henrique IV , primeiro rei Bourbon da França, converteu-se ao catolicismo para poder virar o rei da França. A frase que dá o título à essa postagem se atribui a ele. O rei teria declarado ela ao aceitar virar católico.
Me baseando nessa frase, decidi falar um pouco da Saint- Chapelle e da Notre Dame. A primeira é uma capela gótica e a outra uma catedral. Ambas são imperdíveis.

Quando eu fui para Paris pela primeira vez eu achei a Saint- Chapelle bonita. Na segunda vez que eu vi ela eu simplesmente me apaixonei. Hoje em dia eu prefiro ela à Notre Dame.
"Os aspectos mais belos e notáveis da construção, considerados os melhores do seu gênero em todo o mundo, são os seus vitrais emoldurados por um delicado trabalho em pedra, com rosáceas acrescentadas à capela superior no século XV." Esses vitrais são simplesmente encantadores. Antes da Revolução Francesa sua beleza era vista apenas pela nobreza, mas hoje em dia até eu que não sou francesa e que de sangue real tenho nada posso admirá-los.  As fotos que eu tenho não mostram nem metade do que ele são. 
Clique aqui para ir para o site da Saint- Chapelle.
Dica: Comprw na Saint- Chapelle o ingresso da Conciergerie!

A Notre Dame foi palco de muitos acontecimentos históricos, entre eles a coroação de um rei INGLÊS (imagina a ira dos francês quando isso aconteceu) durante a Guerra dos 100 anos e a a beatificação da Joana D'Arc.  Ela é de fato incrível. Seu tamanho é intimidador e seus vitrais são de tirar o fôlego. O único problema são os turistas que querem tirar foto por cima de sua cabeça. Eu que sou baixinha me torno uma vítima perfeita. Máquinas fotográficas só não são apoiadas em cima de mim porque eu me mexo demais, caso contrário eu não duvidaria nada da cara de pau de certos visitantes. Ok, ok, estou sendo um pouco exagerada, mas em relação à Saint Chapelle a Notre Dame é de fato bem mais cheia.
Clique aqui para acessar o site da Notre Dame.
Espero que esses dois locais sejam apreciados por quem lê esse post. Qualquer dúvida, pergunta , sugestão ou crítica é só deixar um comentário. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário